terça-feira, 9 de junho de 2009

Ajuda em excesso não é bobagem

Mais fotos em www.flickr.com/b_azevedo

Esporadicamente se ouve, nos dias de hoje, alguém pedindo socorro em nome da natureza. Na maioria das vezes o assunto é a Amazônia já que faz parte da nossa casa e é praticamente nosso quintal. E mesmo sabendo que é propriedade brasileira, muitos “vizinhos” querem pular o muro e nos tirar a parte verde de nossa bandeira. Essa semana foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, e muitas desses pedidos de ajuda ressurgiram.

Na imprensa, jornais dedicaram cadernos exclusivos ao assunto, canais de televisão fizeram matérias especiais e portais criaram hiperlinks para os internautas se aprofundarem no tema. Na maioria foram matérias, reportagens, artigos, crônicas ou comentários relacionados à grande destruição das matas nativas, o índice que o desmatamento na Amazônia chegou ou os malefícios que isso nos traz. Não houve sequer algum meio de comunicação que dedicou a “sessão ecologia” totalmente para falar de quem está se mexendo para ajudar a natureza ou para realmente comemorar o dia 5 de Junho. Onde já se viu comemoração só com reclamações? Ou você já se deparou com um festa onde o aniversariante recebe, ao invés de presentes, pequenos bilhetes de coisas que deve melhorar ou que se esqueceu de fazer?

Outro fator que deve ser relatado é como certos temas aparecem nas rodas de conversa só por um curto período de tempo, mas especificamente quando estão em seu “dia” ou próximos dele. Fala-se de da luta contra o tabaco perto do dia 31 de Maio, de mulher próxima ao dia 8 de Março, de criança no começo de Outubro. Tudo se torna programado para a mídia e para o leitor. Se, talvez, fosse informado com mais freqüência, as ações poderiam ser maiores. Poderia ser diferente.

Voltando ao meio ambiente, imagine se todas as pessoas se lembrassem de separar o lixo orgânico do reciclado ou tivessem atitudes mais ecológicas como andar mais de bicicleta, seríamos mais amigos da natureza e não precisaríamos ser lembrados apenas pela mídia, pois já estaríamos colaborando. Portanto, vamos colaborar mais, vamos ter mais pensamentos ecológicos e vamos começar isso já. Prefira produtos de limpeza biodegradáveis, use lâmpadas fluorescentes, não compre produtos em embalagens de aerossol, evite imprimir.

Algumas pequenas atitudes minhas, combinadas com as de outras pessoas podem gerar uma grande corrente contribuinte para a natureza. E assim, conseguiremos comemorar os próximos 5 de Junho com cadernos, matérias especiais ou artigos recheados de “presentes” dados pelo meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário